quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

O que é a Sociologia?


A sociologia, assim como a História, a Geografia, a Economia, a Psicologia, a Antropologia e as Ciências Políticas pertencem a um leque comum de disciplinas, denominada de “Ciências Socias”. Embora cada disciplina possua sua própria área de estudo, muitas vezes fica difícil separarmos umas das outras. A essas disciplinas podemos chamar de Ciências Humanas ou Ciências Naturais.

É difícil buscar uma denominação para a Sociologia, devido a sua abrangência acadêmica, no entanto, podemos resumidamente defini-la como; “uma ciência moderna, nascida da sociedade moderna para responder aos problemas sociais da modernidade”. Por simples que parece eis ai uma definição bastante ampla. Oras, como problemas sociais da modernidade, podemos entender muitas coisas, assim sendo, a sociologia não é apenas a ciência que estuda a sociedade, mas sim o estudo minucioso da vida do ser humano em sociedade, as relações que mantemos com outros seres humanos, com a natureza, e com nós mesmos. Diante disso, podemos incluir na área de estudo da sociologia, temas como; o esporte, a sexualidade, o casamento, a juventude, política, ciência e tecnologia, cidadania entre outros.

A sociologia é fruto de uma longa evolução nas disciplinas do conhecimento humano, e hoje seu ensino é obrigatório em praticamente todas as escolas de Ensino Médio do País, nesse pequeno artigo pretendo esboçar a sua importância para a vida do estudante secundarias. Muitos autores defendem a tese de que “se é imprescindível dominar a informática e todas as novas tecnologias para uma colocação qualificada no mercado de trabalho, também se faz necessário, no universo educacional, problematizar a vida do próprio aluno, sua existência real num mundo real, com suas implicações nos diversos campos da vida: ético-moral, sociopolítico, religioso, cultural e econômico”. E conclui que “a volta das disciplinas humanísticas – Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia, entre outras – tem muito a contribuir com a formação do jovem naquilo que lhe é mais peculiar: o questionamento. Desmistificando ideologias e apurando o pensamento crítico das novas gerações, poderemos continuar sonhando, e construindo, um país, não de iguais, mas justo para mulheres e homens que apenas querem viver”.

O conhecimento Sociológico se faz importante, na medida em que, serve para fazer a ligação entre vários outros tipos de conhecimento, e mais que isso, a educação deve conter esse aspecto de permitir o confronto de diferentes perspectivas e que é por excelência o que faz a sociologia.

Para a Antropóloga Cristina Costa “o conhecimento sociológico é mais profundo e amplo do que a simples formação técnica – representa uma tomada de consciência de aspectos importantes da ação humana e da realidade na qual se manifesta. Adquirir uma visão sociológica do mundo ultrapassa a simples profissionalização, pois, nos mais diversos campos do comportamento humano, o conhecimento sociológico pode levar a um maior comprometimento e responsabilidade para com a sociedade em que se vive” (Sociologia – introdução à ciência da sociedade, Cristina Costa, Editora Moderna, 1997).