quarta-feira, 21 de abril de 2010

Homenagem de 23/04

Inicia com o Hino Nacional
Que ontem foi feriado, todo mundo sabe! Um dia de descanso para alguns ou festa para outros, mas o Dia de Tiradentes é lembrado por poucos, principalmente a história e problemática que envolve a data.
É comum para a reportagem em Rio do Sul encontrar quem não saiba quem era Tiradentes, ou quem não lembre quais seus feitos ou importância.
Esta é uma característica de um povo que não se reconhece na própria história, porque esta foi feita por uma elite a qual a maioria dos cidadãos nunca pertenceu.
“Mais importante do que lembrar a história é as pessoas terem consciência de trabalhar de maneira digna para o Brasil”.

Contudo é importante lembrar que No caso de Tiradentes, a elite do país precisa enaltecer o ideal de patriotismo e para isto necessitava de um exemplo, um ícone. “Passada a Inconfidência Mineira, que ocorreu 1789, somente 100 anos depois que a figura de Tiradentes foi valorizada”
Para a Proclamação da República acontecer era preciso romper com a monarquia e produzir um sentimento de nacionalismo entre a população. “Por isto a necessidade de um herói”, que ajude a reforçar o amor à pátria. Para a criação do herói, o governo, em transição do império para a república, precisava de um herói que representasse a luta pela mudança, pela nova forma de poder. Nesse cenário nasce a Figura de Tiradentes.
“Para a maior aceitação, criaram inclusive uma imagem de Tiradentes semelhante à de Jesus Cristo”
A figura do herói semelhante a Cristo, com roupas, barbas, características e inclusive com a morte semelhante, fez da figura de Tiradentes uma personificação da identidade republicana do País.
Hoje vivemos em uma democracia, vivemos a Liberdade que outrora foi tão desejada pelos brasileiros.
Fecha com o Hino da Bandeira / Rio do Sul

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Violência nas Escolas


Pouca gente gosta de falar sobre isso, mas é um fato consumado. A violência atrai os seres humanos. Gostamos de Violência, por que outro motivo ela estaria tão presente nos noticiários? Por que ela seria tão acionada no youtube ou no cinema? A história do homem é também a história das guerras. A Sociedade em si instiga a competição a competição por sinal não é apenas sadia mas leva a violência.

Muitas vezes a violência começa em casa, no ambiente familiar e transcende os muros das residências, entrando em escolas hospitais e demais instituições ou locais públicos. Passamos então a considerar a violência um mau. E como tal deve ser extirpado para o bem comum. Inutilmente buscam-se medidas paliativas para amenizar a situação e, quando possível punir os culpados.

Recentemente polemicas envolvendo a violência dentro da rede pública de ensino ganharam papel de destaque na mídia nacional. E nortearam um debate bastante pobre entre atores da sociedade civil e profissionais das mais diversas áreas como repórteres, promotores, delegados psicólogos e professores. Quando digo pobre, não me refiro apenas ao conteúdo do debate e sim a intensidade do mesmo.

Assuntos polêmicos como esse não pode ser tratado como plataforma política, no sentido de promoção pessoal ou simplesmente se resumir a busca pelos culpados. Deve-se sim aproveitar a oportunidade para fazer um amplo debate e descobrir então o papel que a violência exerce no imaginário dos jovens e por conseqüência da sociedade como um todo. Antes de punir os culpados é imprescindível saber os motivos que levaram a essa situação.

A internet tem agido como um agravante para essa situação na medida em que a fama promovida pelo numero de acessos no Youtube incentiva ainda mais a pratica de violência pelos jovens. Hoje é comum brigas com hora marcada entre colegas da mesma escola e com alunos de escolas deferentes.

Não basta apenas punir os culpados. Precisamos reeducar. Exemplos de políticas públicas nesse sentido não faltam. O exemplo europeu que reduziu significativamente as brigas entre torcidas organizadas proibindo elas de entrar em estádios, punindo com multa e prisão os torcedores mais violentos mostrou-se um sucesso.

Um exemplo “Brazuca” para o problema está na cidade de Campo Grande, onde a promotoria publica da criança e do adolescente entrou na briga junto com as escolas para combater a violência. Agora aluno que comete algum ato inflacionário é punido com a prestação de algum tipo de serviço a escola e a comunidade. A dificuldade do trabalho aumenta de acordo com a gravidade do ato cometido. Pode variar de alguns serviços de limpeza a semanas de trabalho.

Para o promotor de Justiça Sérgio Fernando Harfouche “O estatuto não fala só de direitos, ele fala também de deveres e orientações. Nós estamos levando à escola a prestação de serviços em troca de maus atos. No lugar de registrar uma ocorrência policial contra esse jovem que não é infrator ele não é um delinquente, ele é um
indisciplinado”.


Ou seja, é preciso que o jovem que cometa algum tipo de violência saiba que pode ser punido e principalmente saiba que será punido. Atualmente predomina a idéia de impunidade no Brasil. Se o exemplo da impunidade predominar entre os jovens, não estaremos formando cidadãos conscientes e sim pessoas sem caráter, que sempre se aproveitaram de qualquer situação de violência para tirar vantagem pessoal.



Questões para debate:

Que forma de relação de Poder alimenta a Violência dentro das escolas?

A medida adotada pela cidade de Campo grande poderia ser adotada por Rio do Sul? Justifique;

Rio do Sul, enfrenta problemas sérios com a Violência? Justifique