sexta-feira, 30 de julho de 2010

O Tempo Social e o Tempo Tecnológico.

“a mudança levou tempo, por ser tão veloz”


É comum ouvirmos definições como sociedade global, sociedade da comunicação, sociedade informacional entre outras. Todas essas definições estão de uma forma ou outra atrelada ao fenômeno da globalização que se intensifica a partir da última década do século passado, principalmente impulsionados pela queda do muro de Berlin e a popularização da Internet. Bauman define essa época como modernidade liquida, ou seja, liquida no sentido de que as transformações sociais e tecnológicas acontecem de maneira bastante rápida, sendo que os seres humanos não têm mais tempo de se ater as tecnologias bem como aos sentimentos.

É fato que não participamos das mudanças que ocorrem, elas nos são impostas verticalmente, característica das sociedades de massa como afirma o sociólogo Ralph Dahrendorf “o ser humano perde sua individualidade e se torna um individuo controlado de fora”. Dessa forma, perdemos a capacidade de pensar e criticar o mundo que nos rodeia, visto que vivemos uma crise de comunicação. Oras nunca na história existiu tanto acesso a informação quanto hoje, dá mesma forma nunca existiu tanto desinteresse. Os avanços tecnológicos e a quantidade de informação que a internet nos possibilita nos empurram tanto que deixamos de dedicar tempo para refletir sobre questões sociais, políticas, éticas e mesmo questões tecnológicas de nosso tempo.

Como o tempo social, não avança na velocidade que o faz o tempo tecnológico essas mudanças não são digeridas, as reflexões não podem ser tão apressadas se não acabamos nos atropelando entre conceitos, e perdemos a capacidade de nos comunicarmos com qualidade. Os indivíduos ficam perdidos nessa guerra de comunicação sem saber para onde ir. Não se trata aqui de negarmos ou simplesmente abominar qualquer tipo de mudança, mas sim precisamos dedicar mais tempo nas palavras do professor De Fáveri “sentar à mesa para dialogar sobre a trágica realidade de um mundo órfão de consciência”.

Questões propostas para debate:

1) Qual diferença entre tempo social e tempo tecnológico?

2) O que Bauman quer dizer com modernidade Liquida?

3) Para o sociólogo Ralph Dahrendorf “o ser humano perde sua individualidade e se torna um individuo controlado de fora”. O que significa isso?

4) Qual é o grande problema apontado pelo autor quando se refere as mudanças de nosso tempo?

5) Qual a maneira de solucionar esse problema?

6) Você concorda com as questões colocadas no texto? Justifique: