segunda-feira, 2 de julho de 2012

Ética Protestante e o espirito do capitalismo

Salve salve galerinha, seguem uma lista de exercícios sobre Max Weber, bem como, o link para Download dos slides utilizados em sala de aula.

Obs: Todos os senhores e senhoras precisam se cadastrar no site http://www.4shared.com para poder baixar o arquivo.


1) leia com Muita atenção o texto abaixo retirado da obra de Max Weber: Ética Protestante e o espirito do capitalismo:

Cap II, p. 42 e ss (citando Benjamin Franklin)
Lembra-te que tempo é dinheiro; aquele que com seu trabalho pode ganhar dez xelins ao dia e vagabundeia metade do dia, ou fica deitado em seu quarto, não deve, mesmo que gaste apenas seis pence para se divertir, contabilizar só essa despesa; na verdade gastou, ou melhor, jogou fora, cinco xelins a mais.
Lembra-te que crédito é dinheiro. Se alguém me deixa ficar com seu dinheiro depois da data do vencimento, está me entregando os juros ou tudo quanto nesse intervalo de tempo ele tiver rendido para mim. Isso atinge uma soma considerável se a pessoa tem bom crédito e dele faz bom uso.

Lembra-te que o dinheiro é procriador por natureza e fértil. O dinheiro pode gerar dinheiro, e seus rebentos podem gerar ainda mais, e assim por diante. Cinco xelins investidos são seis, reinvestidos são sete xelins e três pence, e assim por diante, até se tornarem cem libras esterlinas. Quanto mais dinheiro houver, mais produzirá ao ser investido, de sorte que os lucros crescem cada vez mais rápido. Quem estraga uma moeda de cinco xelins, assassina (!) tudo o que com ela poderia ser produzido: pilhas inteiras de libras esterlinas.
Lembra-te que – como diz o ditado – um bom pagador é senhor da bolsa alheia. Quem é conhecido por pagar pontualmente na data combinada pode a qualquer momento pedir emprestado todo o dinheiro que seus amigos não gastam.

De acordo com o texto e seus conhecimentos responda:

a) É possível identificar com a leitura desse texto a orientação religiosa de Benjamin Franklin? Justifique:
b)Qual é a relação entre o discurso de Franklin com a religião protestante?
c) De que forma esse discurso representa o espirito capitalista?

2) de acordo com a leitura de Weber, percebemos que a maioria dos países que saíram a frente na corrida industrial no começo do século retrasado possui uma tradição ligada ao protestantismo. Dessa forma entendemos que a maioria dos primeiros imigrantes norte-americanos eram protestantes, por isso, a indústria e o capitalismo americano estão entre os mais desenvolvidos do planeta.  O mesmo vale para Alemanha, país que deu origem a tradição protestante é a economia mais desenvolvida da Europa. Seguindo essa linha de análise Weberiana, podemos explicar o subdesenvolvimento da economia brasileira de que forma? Explique:

3) Lei com atenção o texto: “Em nossa terminologia, “classes” não são comunidades; representam simplesmente bases possíveis e frequentes, de ação comunal. Podemos falar de uma classe quando: 1) Certo número de pessoas tem em comum um componente causal especifico em suas oportunidades de vida, e na medida em que 2) esse componente é representado  exclusivamente pelos interesses econômicos da posse de bens e oportunidade de renda, e 3) é representado sob condições de mercado de produtos ou mercado de trabalho”; (WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo). De acordo com o texto responda: De que forma a concepção de estratos ou classes sociais de Weber se diferencia da concepção de classes de Marx?

SLIDES: