terça-feira, 10 de novembro de 2009

O Caso Geisy Arruda ou como ser mulher no regime Talibã



Olá galera, saudações a todos. Muitas coisas importantes aconteceram essa semana que mereceriam destaque especial para serem avaliadas por nós. No entanto, vou escolher um assunto que já está pouco batido pela mídia nacional, inclusive vejam vocês pela mídia internacional. E o caso da estudante da Universidade Bandeirantes de São Paulo ou se preferirem ex-estudante de turismo Geisy Arruda e o seu micro-vestido.

Pois bem, a história todos já conhecemos. E imagino que tem chocado a maioria das pessoas fora da Universidade, no entanto, esse final de semana a reitoria da universidade decidiu em prol de sua investigação desligar a aluna de seu corpo Dicente. (vejam vocês que nome bonito para expulsão). Alegando que a mesma já fora advertida várias vezes sobre o fato de “freqüentar as dependências da unidade em trajes inadequados, indicando uma postura incompatível com o ambiente da universidade”.

Seria essa uma desculpa adequada se estivéssemos no Oriente Médio? Ou quem sabe na Inglaterra Medieval? Talvez em algum convento, escolas de freiras ou sei lá, mas em uma Universidade que tem como principio defender valores ligados a ética, a tolerância e sobre tudo aos direitos do cidadão e a liberdade individual? Então a vítima se torna réu, os culpados tornam-se vítimas e a injustiça e o preconceito prevalecem no país do futebol.



Não demorou para surgirem os primeiros protestos na Internet, na mídia inclusive em forma de pichação nos muros da universidade. A UNE, manifestou essa semana, declarando seu apoio a estudante e organizando uma manifestação em frente ao Campus da Universidade. O MEC pretende cobrar da Universidade um processo justo, onde a aluna tenha direito a legitima defesa. Fazemos nossa manifestação aqui também. Esse tipo de preconceito não pode mais ser tolerado.


A Universidade dá uma puta de um pisão na bola, depois de vários protestos e para tentar aliviar a fama de preconceituosa volta atrás em sua decisão e revoga a expulsão da academica.

31 comentários:

Unknown disse...

A reitoria da universidade tomou uma decisão inadequada sobre a expulsão da aluna

Junior Tonet Tiko disse...

de acordo com normas,regras,a universidade causou um conflito diretamente com a população,com a mídia e com sua propria imagem,definindo a expulsão da aluna,o motivo se ve totalmente incoveniente,pois é o direito de qualquer um usar o que quer,ainda mais em uma universidade,se há preconceito,religião ou raiva,não importa,pois a aluna se fez passar como um animal,pois foi julgada e chingada em meio ao publico da escola,e em frente a mídia,as éticas das pessoas se tonam das atitudes e fazeres dela,mas não de seu jeito ou forma como se veste. Valdecir Tonet Junior ( tiko )

Arlei disse...

muito tumulto pra pouca coisa.ninguem tem nada a ver com o jeito que ela se veste.

Felber disse...

Na universidade nao deve ter nenhuma regra especifica sobre o uso ou nao se uniformes, nao tem porque expulsa-la só porque usou um micro-vestido...
Deveriam ser punidos os que iniciaram, esse crime! porque foi um crime oque fizeram com a moça,

Thiago Marcio Felber (Felber)

Nico disse...

eu achei errado expulsar a moça pois cada um veste o que acha melhor.E as pessoas agiram muito errado xingando ela e fazendo maior aglomero por nada ;D

alexandro disse...

eu achei errado eles terem expulsado ela mas como ela estava na escoal ela deveria ter colocado algo mais comprido pq a galera (homens) concerteza olhariam pois ele era um pouco gostosa dai é foda não olhar.mais eu achei errado como universidade...

alexandro rosa

Jung disse...

achei errado a universidade expulsar a aluna pelo fato dela ter usado alguma roupa curta, mais ela também poderia ter mais cuidado com as vestimentas, Geisy poderia ter usado algo mais comportado pelo fato de ser uma universidade.
E assim como no Brasil quase todas as pessoas são maria vai com as outras a imagem dela foi realmente depredada.

Nágela e Franciele disse...

No que mais se fala hoje é em liberdade de fazer escolhas pŕoprias,liberdade de expressão e respeito um pelos outros.
O caso Geisy vem nos mostrar o quanto nossa sociedade com toda essa defesa de liberdade é ainda muito preconceituosa.
Nesse caso é difícil julgarmos quem é certo ou errado; a moça pode ter se equivocado com a escolha de sua roupa para ir a Universidade,porém isso não justifica as acusações e ofensas feitas a ela (não se conhece o caráter de ninguem pela roupa que se veste). :$

Daniela disse...

Bom, primeiro garanto que essa Geisy, não é a primeira garota de qualquer universidade a usar roupas indiscretas,ousadas...
Tbm acho sua postura foi inadequada ao ambiente da Universidade,ela ir com roupas ousadas.Deveria ter uma lei, para evitar roupas indiscreta dentro da universidade. É tambem foi errado para UNIBAN espulsar ela, é tambem os alunos difamar a aula Geisy.O caso Geyse Arruda não é o primeiro e nem será o último, pois a impunidade só estimulara as pessoas a agirem de forma irresponsável.p

Bruna e Naiara disse...

Tudo bem que o vestido da Geisy era bem curto mas, a decisão da universidade foi muito exagerada.Não era necessário expulsar a aluna.E a reação dos alunos da universidade foi inaceitável,estamos no século 21 e roupas curtas são coisas normais, tanto em universidades como em qualquer outro lugar.

Paulo Roberto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo Roberto disse...

De acordo com a cultura de muitas pessoas o fato é considerado um absurdo, porém para outras é normal. A aluna Geisy se vestiu de forma inadequada para o local, mas ninguêm tem nada a ver a com isso. Este fato foi um grande preconceito contra a opinião da aluna de se vestir.

bily boy disse...

Acho que tem varios lugares para se vestir assim não precisava ir logo para a universidade, tambem achei errado a atitude dos diretores da universidade não precisava ter tomado essa decisão.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Rolf A. e Samuel Scheffmacher disse...

com certesa muitos podem achar inadequada a maneira com que a moça se vestiu, porem não há regras especificas sobre as roupas que uma pessoa deve utilizar em uma universidade. garotas se vestem desta maneira em todo lugar e nunca vi um tumulto desses por causa disso. por isso é absurdo pensar que os agressores estavam com a razão, já que toda e qualquer agressão é crime. a direção da universidade deveria punir os agressores e advertir a estudante, mas não expulsá-la.

Anna, Grazih disse...

Achamos errado a atitude da universidade em expulsar a guria. É nesse momento que se vê o quanto se tem preconceito aqui no Brasil. Até pareçe que ninguém usa vestidos curtos, é direito de cada um usar o que quiser. Acho que a universidade expulsou ela, só pra dar ibope na mídia. Ela poderia ter usado uma roupa mais descente, mais como ela é independente ela usa o que quer. Ninguém tem nada com isso!

2°ão Paulo Cordeiro disse...

A repercusão do caso da estudante Geisy no Brasil e no mundo foi um tanto quanto exagerado, pois na Universidade não há nenhuma regra em relação à como os alunos devem se vestir, muitas alunas usam roupas iguais ou até piores e ninguem faz uma revolução maluca como foi feita, cada um se veste como quer, ninguém tem o direito de julgar uma pessoa por isso.
A expulsão da aluna foi uma atitude errada influenciada na maior parte pelos alunos revoltados, que trataram Geisy com uma descriminação enorme.

Anônimo disse...

A mocinha é bonita e tem todo o direito de mostrar suas pernas.

Denis,Thomaz,William disse...

As pessoas devem respeitar as regras dadas a elas , em minha opinião quem não segue estas regras esta faltando com respeito com os outros e seus idealizadores.

Camila Regiane, Leonardo Carvalho, Fernando Amorim disse...

Não concordamos com a reitoria da universidade,pois tomaram uma decisão preciptada em respeito a aluna Geisy.
Hoje em dia somos livres para usar qualquer tipo de roupa(ela não estava usando nada obseno), somos do jeito que queremos ser.

Ruan Luís Barboza disse...

eu achei errado a atitude dos alunos da uniban, o vestido da Geysa não era tão curto parair a uma festa depois da faculdade

Leandro Thiersch disse...

Eu acho a atitude da reitoria errada porque o jeito de se vestir ñ vai mudar no seu aprendizado dentro da Uniban,e além disso o vestido dela nem era tão curto assim.

Anônimo disse...

Ela é muito gostosa e deveria ir sem aquele vestido feio.

ALINE FONTANIVE, Débora Coelho disse...

Ambos os casos estão errados, pois a Aluna não deveria usar uma roupa tão curta na faculdade, pois, se iria a uma festa depois deveria ter levado a roupa dentro de uma bolsa e trocado após a aula.Para cada ambiente devemos ter pelo menos a consciência de uma vestimenta adequada.Mas a faculdade não poderia expulsar a aluna pois eles não tinham normas para esse caso, e os alunos não tinha o direito de zombar dela, e transformar aquilo em um protesto, sujando o nome da faculdade e da aluna.

Anônimo disse...

Ela é muito gostosa e deveria ir pelada que ficava melhor

Priscila e Bruna disse...

Eu acho que o que ela fez,mudou a reputação dela,e foi contra as ''regras'' da sociedade,mas não julgo errado nem certo.

Anônimo disse...

A atitude da garota não foi correta, mas a atitude do corpo estudantil da universidade também não foi certa.
Eles diviam é nouvir a garota, antes de juga-la e tomar decisões preciptadas.

Pri disse...

A situação foi ridícula, somos cidadãos livres, não acho certo recriminar uma pessoa pela roupa que usa, ainda mais em uma faculdade. Se a guria queria aparecer conseguiu, os que vaiaram e chingaram não levaram nada por fazer isso, ela vai continuar estudando lá. Claro que Geyse se equivocou um pouco na escolha de seu micro vestido, mas se ela não vê mal nisso, qual é o problema? no mínimo quem vaiou se sentiu ofendido com a roupa que esta usava, mas também sabemos que não é motivo para tratá-la daquele jeito. Existem outras formas de reclamar e expor sua opinião.

Pricila Venturi ;)

Bia disse...

Geisy não foi a mais certa em se apresenta na universidade com o seu vestido curto, mais a universidade se provou intolerante perante as diferenças, logo uma universidade, que tem uma imagem de repeito as diferenças, de raça, cultura, e até mesmo respeito ao estilo de cada pessoa.

Beatris Schoefer :*

Anônimo disse...

gostosa :D

jeferson 3ªanoII disse...

ta na hora de tirar essa parte da geise daqui