quinta-feira, 2 de junho de 2011

Idade Média x Renascimento.

O que muda de um periodo para outro?

Idade Média:

Renascimento:

Conhecimento: Não havia conhecimento, apenas contemplação, a única fonte de verdade era a Bíblia, ou seja, a palavra da igreja.

A igreja perde o monopólio do conhecimento que passa a ser de artistas e intelectuais de modo geral, filósofos, cientistas, escritores, etc. Surge no homem esclarecido a vontade de conhecer.

Trabalho: O trabalho é de servil, ou seja, o homem serve ao seu senhor, deve trabalhar para honrar a Deus, e doar o fruto do seu trabalho para Deus. Nem um homem, deve sobreviver do trabalho de outro homem;

Através do trabalho, o homem se realiza. Com o conceito de vocação, o homem faz do trabalho sua identidade e, através dele sua Fonte de renda.

Lucro: é dever do homem trabalhar e servir, o lucro é visto como pecado, pois todo homem deve produzir para Deus e não para obter excedentes. Lucrar sobre o trabalho de outro é pecado.

O homem de vocação, deve lucrar naquilo que é bom, pois afinal de contas, é talentoso e merece ser reconhecido como tal.

Felicidade: O Ser humano é condenado a sofrer para se redimir do pecado original, esta condenado ao “vale de lágrimas”. Quanto mais sofrer na terra, maior será sua bonança no céu.

A busca por prazeres e pela felicidade, a preocupação com a vida terrena, ou seja, o antropocentrismo e o Hedonismo estão em voga nesse período histórico;

Relações Políticas: A autoridade dos reis, imperadores, senhores feudais eram de certa forma, submetidas ao papa, ou seja, a autoridade política em última instância era da Igreja.

A partir do pensamento de Maquiavel, a política passa a ser vista como uma atividade humana, ou seja, controlada por relações humanas, sem interferência da vontade de Deus. A igreja perde parte de seu poder administrativo;

Manifestações Artísticas: Embora fosse um período de grande florescimento nas artes, ela estava submetida aos ditames da igreja, ou seja, os artistas expressavam apenas o que a igreja permitisse que fosse feito;

Nas artes, é retomado valores da cultura grega, ou seja, o humanismo. A vida cotidiana passa a ser retratada em todos seus aspectos. A religião deixa de ser central nas obras;

19 comentários:

Eduardo disse...

Thiago...lendo sua tabela, fiquei em dúvida...idade médica ou idade média...
De uma olhada
Eduardo

Blog do Seagal disse...

Vc não precisa ficar em dúvida, foi apenas um erro.

Paula disse...

Obrigada pela contribuição,muito bom!

Brutality Animes disse...

ótimo

Anônimo disse...

muito bom sucesso !!!

JAMIR SANTOS disse...

muito bom sucesso...J

Ednilson Jorge disse...

Muito bem explícito!

Unknown disse...

Ei

Anônimo disse...

sujo meu pau foi de coco.............................
brincadeira ficou lega o texto que deve ter demorado horas
e nao consegui responder minha
duvida

Anônimo disse...

open de chedar
vai open de chedar

Unknown disse...

Gostei muito das informações me ajudou muito...

Unknown disse...

Gostei muito das informações me ajudou muito...

Unknown disse...

Gostei muito das informações me ajudou muito...

Anônimo disse...

vc me ajudou e muito com essas distinçoes entre as epocas!

Unknown disse...

Oi gente e pq eu tou em recuperação pq eu não dava liganca pra história..e hoje eu mim vejo perdida...mim ajuda

Unknown disse...

Oi gente e pq eu tou em recuperação pq eu não dava liganca pra história..e hoje eu mim vejo perdida...mim ajuda

Unknown disse...

Ótimo!! Muito Obrigado, sucesso pra ti"

Unknown disse...

Ótimo!!

Andre moraes disse...

Man me ajudou mt vlw