sexta-feira, 6 de abril de 2012

Atividades Ciência Política.


1) O que estuda as ciências políticas?

2) Ciência Política é vista por muitos pensadores como a ciência que estuda a luta existente em uma sociedade para obter ou reter o “poder”, para exercer poder ou influência sobre os outros, ou mesmo para resistir a esse exercício.

Seguindo essa linha de raciocínio aponte e explique 2 exemplos dessa luta no Brasil ou no Mundo.

3) Outra forma interessante de pensar as ciências políticas é como responsável pelo estudo das formulações de decisões sobre linhas de conduta coletivas. Em outras palavras, a “C.P” tem a tarefa de explicar e presumivelmente predizer, o porquê uma determinada linha de conduta foi ou será adotada? Como foi formulada? Quem a formulou? Quais foram às consequências de tais formulações?

Diante disso responda:

a) O que são linhas de condutas coletivas?

b) Descreva exemplos de linhas coletivas de conduta:

4) Lei o texto com atenção:

A votação da Lei Geral da Copa, iniciada nesta quarta-feira (21) na Câmara dos Deputados, foi adiada novamente. Muitos partidos da base governista entraram em obstrução logo na votação do primeiro requerimento da oposição que pedia a retirada de pauta da Lei Geral da Copa. Com obstrução, não se conseguiu quórum suficiente para a votação do requerimento, o que levou o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), a encerrar a sessão. (...)

O líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse que o adiamento da votação não foi uma derrota do governo. Ele informou que liberou os partidos da base para votar contrário ao requerimento de retirada de pauta ou então obstruírem a votação. “Os líderes [da base] que obstruíram a votação vieram falar comigo para que tivessem um tempo maior em suas bancadas, não por causa da Lei Geral da Copa, mas porque o tema Código Florestal ainda não está plenamente resolvido em suas bancadas.”

Para que a sessão prosseguisse eram necessários que, no mínimo, 257 deputados registrassem seus votos no painel eletrônico de votação. No entanto, com a obstrução apenas 155 deputados votaram o requerimento. Participaram da obstrução à votação PMDB, DEM, PR, PTB, PDT, PSD, PPS e PSC.

A obstrução ocorreu principalmente porque esses partidos querem atrelar a votação da Lei Geral da Copa à votação do novo Código Florestal. As legendas exigem que Marco Maia marque a data para a votação do código e se comprometa a colocá-lo em votação na data marcada para que eles possam então votar a Lei da Copa.

Também deputados da Frente Parlamentar Evangélica entraram em obstrução por serem contrários à liberação da venda de bebidas alcoólicas, nos estádios, durante os jogos da Copa. “Temos mais de 100 deputados que são contrários à liberação da bebida nos estádios. São parlamentares de vários partidos. Queremos uma Copa sem álcool. O que o governo está propondo com a liberação da bebida contraria tudo que está sendo feito contra o uso de bebidas”, disse o presidente da frente, deputado João Campos (PSDB-GO).

A respeito do texto responda:

a) Que questões de interessa da ciência política aparecem?

b) Qual o principal tema proposto no texto?

c) Além da lei da copa, que outras questões de luta política estão presentes no texto?

d) Por que é tão difícil para o governo aprovar essa lei?


http://www.4shared.com/office/2dSw53uQ/Cincia_Poltica.html

3 comentários:

Andre disse...

4shared é meio problemático, pelo menos pra min.
Se puder usar o MediaFire fica melhor.

Eduardo disse...

Tiago, boa noite...
você ainda esta usando o blog interligados ( do dalfovo), gostaria de saber se você tem como passar os dados de administração e postagem dessa página..
Grato.
Eduardo/seiz1976@yahoo.com.br

Eduardo disse...

Tiago...boa noite...vocẽ ainda tem a informações de administração do blog interligados (dalfovo)...?
Gostaria de continuar tocando o blog e de usá-lo como fonte de postagens...
Se puder passar as informações agradeço