quarta-feira, 21 de abril de 2010

Homenagem de 23/04

Inicia com o Hino Nacional
Que ontem foi feriado, todo mundo sabe! Um dia de descanso para alguns ou festa para outros, mas o Dia de Tiradentes é lembrado por poucos, principalmente a história e problemática que envolve a data.
É comum para a reportagem em Rio do Sul encontrar quem não saiba quem era Tiradentes, ou quem não lembre quais seus feitos ou importância.
Esta é uma característica de um povo que não se reconhece na própria história, porque esta foi feita por uma elite a qual a maioria dos cidadãos nunca pertenceu.
“Mais importante do que lembrar a história é as pessoas terem consciência de trabalhar de maneira digna para o Brasil”.

Contudo é importante lembrar que No caso de Tiradentes, a elite do país precisa enaltecer o ideal de patriotismo e para isto necessitava de um exemplo, um ícone. “Passada a Inconfidência Mineira, que ocorreu 1789, somente 100 anos depois que a figura de Tiradentes foi valorizada”
Para a Proclamação da República acontecer era preciso romper com a monarquia e produzir um sentimento de nacionalismo entre a população. “Por isto a necessidade de um herói”, que ajude a reforçar o amor à pátria. Para a criação do herói, o governo, em transição do império para a república, precisava de um herói que representasse a luta pela mudança, pela nova forma de poder. Nesse cenário nasce a Figura de Tiradentes.
“Para a maior aceitação, criaram inclusive uma imagem de Tiradentes semelhante à de Jesus Cristo”
A figura do herói semelhante a Cristo, com roupas, barbas, características e inclusive com a morte semelhante, fez da figura de Tiradentes uma personificação da identidade republicana do País.
Hoje vivemos em uma democracia, vivemos a Liberdade que outrora foi tão desejada pelos brasileiros.
Fecha com o Hino da Bandeira / Rio do Sul

Nenhum comentário: