domingo, 13 de fevereiro de 2011

O que é a Sociologia?

A sociologia, assim como a História, a Geografia, a Economia, a Psicologia, a Antropologia e as Ciências Políticas pertencem a um leque comum de disciplinas, denominada de “Ciências Socias”. Embora cada disciplina possua sua própria área de estudo, muitas vezes fica difícil separarmos umas das outras. A essas disciplinas podemos chamar de Ciências Humanas.


É difícil buscar uma denominação para a Sociologia, devido a sua abrangência acadêmica, no entanto, podemos resumidamente defini-la como; “uma ciência moderna, nascida da sociedade moderna para responder aos problemas sociais da modernidade”. Primeiramente temos que buscar compreender esse termo “modernidade”. Para Giddens:

Modernidade refere-se a estilo, costume de vida ou organização social que emergiram na Europa a partir do século XVII e que ulteriormente se tornaram mais ou menos mundiais em sua influência. Isto associa a modernidade a um período de tempo, e a uma localização geográfica inicial. (GIDDENS, 1991 p. 11).


Por simples que parece eis ai uma definição bastante ampla. Como problemas sociais da modernidade, podemos entender muitas coisas, assim sendo, a sociologia não é apenas a ciência que estuda a sociedade, mas sim o estudo minucioso da vida do ser humano em sociedade, as relações que mantemos com outros seres humanos, com a natureza, e com nós mesmos. Diante disso, podemos incluir na área de estudo da sociologia, temas como; o esporte, a sexualidade, o casamento, a juventude, política, ciência e tecnologia, cidadania entre outros.


A sociologia é fruto de uma longa evolução nas disciplinas do conhecimento humano, e hoje seu ensino é obrigatório em praticamente todas as escolas de Ensino Médio do País. Muitos autores defendem a tese de que “se é imprescindível dominar a informática e todas as novas tecnologias para uma colocação qualificada no mercado de trabalho, também se faz necessário, no universo educacional, problematizar a vida do próprio aluno, sua existência real num mundo real, com suas implicações nos diversos campos da vida: ético-moral, sociopolítico, religioso, cultural e econômico”. E conclui que “a volta das disciplinas humanísticas – Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia, entre outras – tem muito a contribuir com a formação do jovem naquilo que lhe é mais peculiar: o questionamento.

Desmistificando ideologias e apurando o pensamento crítico das novas gerações, poderemos continuar sonhando, e construindo, um país, não de iguais, mas justo para mulheres e homens que apenas querem viver”.

O conhecimento Sociológico se faz importante, na medida em que, serve para fazer a ligação entre vários outros tipos de conhecimento, e mais que isso, a educação deve conter esse aspecto de permitir o confronto de diferentes perspectivas e que é por excelência o que faz a sociologia.

Para a Antropóloga Cristina Costa “o conhecimento sociológico é mais profundo e amplo do que a simples formação técnica – representa uma tomada de consciência de aspectos importantes da ação humana e da realidade na qual se manifesta. Adquirir uma visão sociológica do mundo ultrapassa a simples profissionalização, pois, nos mais diversos campos do comportamento humano, o conhecimento sociológico pode levar a um maior comprometimento e responsabilidade para com a sociedade em que se vive”. (Sociologia – introdução à ciência da sociedade, Cristina Costa, Editora Moderna, 1997).

Thiago “Seagal” da Silva

www.blogdoseagal.blogspot.com

DISCUTINDO O TEXTO:

1) A sociologia pode resolver os problemas sociais que enfrentamos?

2) Explique a frase: “um país, não de iguais, mas justo para mulheres e homens que apenas querem viver”. Qual a diferença entre justiça e igualdade?

3) Qual a importância da sociologia no ensino médio? (pessoal).

2 comentários:

Anônimo disse...

ooi prof tudo bem ? que texto compridooooooooooo né?

Anônimo disse...

O texto Não responde por que a sociologia é fruto da modernidade, deveria responder.