terça-feira, 19 de outubro de 2010

O triunfo da Ciência e o Nascimento da Sociologia


Conforme o iluminismo avançava na sociedade européia podia-se sentir com mais clareza as conseqüências das grandes transformações impulsionadas pela dupla revolução. Se por um lado antigos monstros como a monarquia, o feudalismo haviam caído, novos monstros estavam surgindo entre eles a industrialização, o crescimento generalizado das cidades, violência e desemprego. A sociedade estava uma bagunça, afundada no caos. Nesse cenário um tanto quanto catastrófico a ciência vem assumindo grande destaque

Conforme passam os anos a ciência consegue dar conta de resolver uma série de questões ligadas ao mundo natural, entre elas podemos destacar a cura de alguma doenças, o tratamento de água e esgoto, além disso, ganha destaque A invenção de máquinas e mecanismos como a lançadeira móvel, a produção de ferro com carvão de coque, a máquina a vapor, a fiandeira mecânica e o tear mecânico. Com a aplicação da força motriz às máquinas fabris, a mecanização se difunde na indústria têxtil e na mineração. As fábricas passam a produzir em série e surge a indústria pesada (aço e máquinas). A invenção dos navios e locomotivas a vapor acelera a circulação das mercadorias.



Diante desses acontecimentos a ciência passa a adquirir à credibilidade explicativa que antes era atribuída apenas a religião. Além disso, a própria religião passa a ser objeto de estudo da ciência, filósofos como Feuerbach argumentam que foi o próprio home quem inventou deus, enquanto Friedrich Wilhelm Nietzsche chega a anunciar a morte de deus na modernidade. Da mesma forma que a ciência passa a ter credibilidade na explicação do mundo natural, vários cientistas europeus passam a acreditar que a mesma ciência possa ter sucesso na tentativa de explicar os fenômenos do mundo social. Nasce dessa forma a Sociologia, como um tentativa de corrigir os problemas sociais causados pelas 2 grandes revoluções. Seu formulador dói o professor Frances Augusto Comte que em 1828 foi o primeiro a usar a expressão Sociologia.


Comte chama sua sociologia de sociologia positivista, no sentido de acreditar que o mundo estava caminhando para um estágio mais avançado, para ele, a ciência e a razão levariam a humanidade para o progresso, no entanto, para alcançar esse progresso era preciso restaurar a ordem social perdida com as revoluções. Adota como lema a seguinte frase: “o amor por principio, e a ordem por base, o progresso por fim”. A sociologia positivista tem uma forte influencia no mundo, inclusive no Brasil, onde podemos notar seu lema estampado em nossa bandeira: “Ordem e Progresso”.

Questões:

1) Descreva as condições sociais que permitiram o surgimento da Sociologia

2) Que fatores proporcionaram a maior credibilidade para a ciência?

3) Qual o grande objetivo da sociologia em seu surgimento?

4) Qual o sentido do nome positivismo na sociologia de Comte?

5) Descreva as influencias do Positivismo no Brasil

6) Quais as principais caractetristicas da sociologia de Augusto Comte?

7) Descreva a teoria dos três estados formulada pelo autor?






11 comentários:

Josiane e Karin disse...

Alunas: Josiane e Karin
série: 2º ano noturno

Respostas:

1) Da mesma forma que a ciência passa a ter credibilidade na explicação do mundo natural, vários cientistas europeus passam a acreditar que a mesma ciência possa ter sucesso na tentativa de explicar os fenômenos do mundo social.

2) Se por um lado antigos monstros como a monarquia, o feudalismo haviam caído, novos monstros estavam surgindo entre eles a industrialização, o crescimento generalizado das cidades, violência e desemprego. A sociedade estava uma bagunça, afundada no caos. Nesse cenário um tanto quanto catastrófico a ciência vem assumindo grande destaque.

3) Tentativa de corrigir os problemas sociais causados pelas 2 grandes revoluções.

4) Acreditar que o mundo estava caminhando para um estágio mais avançado, para Comte, a ciência e a razão levariam a humanidade para o progresso, no entanto, para alcançar esse progresso era preciso restaurar a ordem social perdida com as revoluções.

5) “Ordem e Progresso", Ordem para o Brasil seguir organizado, e Progresso para o Brasil seguir organizado.

Anônimo disse...

Nome:Maria Priscila Xavier
Série:2º ano noturno

Respostas:
1-Atentativa de corrigir os problemas sociais causados pelas 2 grandes revoluções.

2-A ciência passa a ter credibilidade na explicação do mundo natural, vários cientistas europeus passam a acreditar que a mesma ciência possa ter sucesso na tentativa de explicar os fenômenos do mundo social.

3-Expressar o conhecimento do estudo da ciência e do mundo.

4-Acreditar que o mundo estava caminhando para um estágio mais avançado, para ele, a ciência e a razão levariam a humanidade para o progresso, no entanto, para alcançar esse progresso era preciso restaurar a ordem social perdida com as revoluções.

5-“Ordem e Progresso”.

Anônimo disse...

André Claudino Lichtenfels 2 ANO 3
1)A sociologia surgiu atravez de duas grandes revoluções para que a ciencia pudesse explicar o que estava acontecendo.

2)A criação de maquinas que produziam em série, e o surgimento da sociologia.

3)omo um tentativa de corrigir os problemas sociais.

4)Comte chama sua sociologia de sociologia positivista, no sentido de acreditar que o mundo estava caminhando para um estágio mais avançado.

5)O positivismo influencia tentando nos trazer "boas coisas" que na verdade só são boas coisas para quem está no poder.

Josiane e Karin disse...

Alunas: Josiane e Karin

RETIFICANDO AS RESPOSTAS ANTERIORES!

1) A tentativa de corrigir esses problemas sociais.

2) O Desemprego, a violência, indústrialização e o crescimento generalizado das cidades.

3) Com a tentativa de corrigir os problemas sociais causados pelas 2 grandes revoluções.

4) Acreditar que o mundo estava caminhando para um estágio mais avançado, para Comte, a ciência e a razão levariam a humanidade para o progresso.

5) “Ordem e Progresso", Ordem para o Brasil seguir organizado, e Progresso para o Brasil seguir avançando e evoluindo.

Anônimo disse...

alunos: Anderson e Marcone 2º Not

1ª:A Sociologia surge em meio às intensas transformações sociais advindas das revoluções francesa e industrial - e as consequentes mudanças nas relações de produção e de trabalho. A necessidade de se explicar essas transformações sob uma ótica científica se tornam campo fértil para o surgimento da Sociologia.

2ª: Conseguiram curas para doenças, surgimento da maquina a vapor, maquina de tear, e com isso a fabricas passam a produzir em series e surge as industias pesadas, e com isso com o surgimento dos navios ajuda na circulação de mercadorias pelo mundo.

3ª: Tentar corrigir os dois grandes problemas gerados pelas duas grandes revoluções que mudaram o mundo inclusive o Brasil. Com isso podemos explicar os fenomenos do mundo social.


4ª:Comte dizia q o mundo estava caminhando por um estagio mais avançado,
para ele, a ciência e a razão levariam a humanidade para o progresso, para alcançar isso era preciso restaurar a ordem social.


5ª:princípios do positivismo é a separação entre o poder religioso e o poder civil, somente homens esclarecidos e honestos seriam os verdadeiros sacerdotes do saber. A doutrina positivista teve grande repercussão, norteando uma reforma autoritária.

Anônimo disse...

Larissa, Valdirene e Daiane

1)A religião é deixada mais de lado,e abre espaço para a ciência e tecnologia,
a industrialização,o crescimento generalizado das cidades,o desemprego e a violencia.E teve uma grande ajuda da dupla revolução,caindo assim o feudalismo e a monarquia.

2)A invenção de navios, indústrias pesadas, locomotivas a vapor. Com isso o passo de circulação de mercadorias é acelerado.

3)Corrigir os erros das duas grandes revoluções

Não deu tempo de terminar o trabalho, deixa nois terminar semana que vem, so faltou metade da 3 , e a 4 e a 5.

Anônimo disse...

ALUNAS: Ana Claudia E Jamile

2°ano Noturno

1.Com as 2 grandes revoluções houve a tentativa de corrigir os problemas sociais e com isso surgiu a sociologia.

2.A maior credibilidade foi o mundo natural, religioso, e da mesma forma que esses dois fatores foram explicados houve a tentativa de explicar o mundo social.

3.Expressar o conhecimento do estudo da ciência e do mundo.

4.É o sentido de acreditar que o mundo estava caminhando para um estágio avançado. A ciência e a razão levariam a humanidade para o progresso.

5.Ordem e Progresso

Juliojjp disse...

ALUNOS:Geferson Wolff
Julio Pereira
Josemar beulke

1) Com a passagem da primeira e segunda revolução industrial o ser humano se obrigou a criar a sociologia como uma forma de explicar e entender o mundo em que vivemos.

2) A ciência passa a ter credibilidade na explicação do mundo natural, vários cientistas europeus passam a acreditar que a mesma ciência possa ter sucesso na tentativa de explicar os fenômenos do mundo social.

3) Como um tentativa de corrigir os problemas sociais dos membros da sociedade.

4)Comte chama sua sociologia de sociologia positivista, no sentido de acreditar que o mundo estava caminhando para um estágio mais avançado do ser humano e da ciência que o cercava em seu tempo.

5) O positivismo influencia tentando nos trazer "boas coisas" que na verdade só são boas coisas para quem está no poder.

6)Ao idealismo da primeira metade do século XIX se segue o positivismo, que ocupa, mais ou menos, a segunda metade do mesmo século, espalhado em todo o mundo civilizado.

7)Lei dos três estados é o conceito fundamental da obra filosófica, científica e política do autor francês Auguste Comte (1798-1857), o fundador do positivismo. Essa idéia é "fundamental" porque, literalmente, lança os fundamentos das elaborações de Comte e permite que se relacionem de maneira harmônica vários âmbitos da existência do ser humano, desde as belas-artes até a política, passando pelas ciências e pela economia. Ela é uma concepção ao mesmo tempo epistemológica, histórica e filosófica (em sentido amplo), tendo permitido a Comte criar a Sociologia, a História das Ciências e também a Psicologia Positiva (por ele chamada de "Moral").

Anônimo disse...

trabalho de sociologia3ano noturno
alunos: Fernando Miguel e Rodnei .V. Hasse
RESPOSTAS

1-Alguns dos motivos foram: A queda da monarquia e feudalismo e o surgimento da indústrialização e o crescimento do desemprego aumento da violência.

2- Alguns dos motivos foi a descoberta de curas para algumas doenças e o tratamento de água e esgoto.

3-Tentativa de corrigir os problemas sociais causados pelas 2 grandes revoluções.

4-Comte chama sua sociologia de sociologia positivista, no sentido de acreditar que o mundo estava caminhando para um estágio mais avançado, para ele, a ciência e a razão levariam a humanidade para o progresso.

5-sua influência Brasil foi porque Augusto Comte queria queo Brasil de tornasse um país desenvolvido com a França.

6-principais caracteriscas era que achava que o mundo iria passar por uma nova transformação, e se tornando mais desenvolvido.

7-

Anônimo disse...

Nome:Claudio
Rafael
RESPOSTAS:

1)Ela tenta explicar o dia a dia da sociedade,buscando entender o modo de funcionamento da sociedade para poder evitar conflito entre si mesma.

2)A ciência passa a ter credibilidade na explicação do mundo natural, vários cientistas europeus passam a acreditar que a mesma ciência possa ter sucesso na tentativa de explicar os fenômenos do mundo social.

Anônimo disse...

1- Industrialização o crescimento generalizado das cidades, violencia e desemprego.
2- A invenção de máquinas e mecanismos com a lançadeira móvel,produção de ferro,a máquina avapor,as máquinas fábris. A industris textil e a mineração , a invenção de navios e locomotivas avapor.
3- Restaurar a ordem social perdida com as revoluções.
4- No sentido de acreditar que o mundo estava caminhando para um estágio mais avançado,para ele a ciência e a razão levariam a humanidade para o progresso.
5- O nosso lema estampado em nossa bandeira "Ordem e progresso"
6- A sociologia deve promover uma organização mais progressiva e livre do espirito ou da natureza humana e da sociedade.
7- Tecnologia:o estado onde Deus está presente em tudo,as coisas acontecem por causa da vontade dele,
Metafísico: na qual a ignorancia da realidade e a descrença num Deus todo poderoso levam a crer em relações misteriosas.
Positiva: A humanidade busca respostas cientificas a todas as coisas e deixa de crer em Deus.
nomes: Andressa Souza , Tainá Ribeiro e Josiani W.
E.E.B ALFREDO DALFOVO. 2° =no noturno.