quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

1968 o ano que não acabou....

Esse sem dúvida é um título sugestivo e atraente para quem viveu nos anos de 1960 no Brasil, e assistiu as ondas revolucionárias que pararam o mundo nessa década.

Embora não se fale muito sobre isso nos dias de hoje, é fato que para quem viveu atentamente essa época, a esperança era a palavra chave. O que maus levaria pessoas normais a suportar a tortura, a falta de liberdade entre outras atrocidades se não a esperança. É claro que esperança é um termo bastante abrangente e talvez até mesmo ambíguo, contudo, uso essa palavra para me referir ao sentimento de que algo possa melhor, ao sentimento de se tornar dono do futuro, ou melhor nas palavras de José Dirceu, ser o futuro.

Ser o futuro, significa entre outras coisas ter a capacidade de construir seu futuro a partir de seus ideais e pontos de vistas. E era por isso que os jovens da década de 1960 do século passado saíram as ruas no Brasil e no mundo. Muitas vezes ode ser que seus sonhos não sejam os nossos, passaram-se mais de 40 anos e a sociedade mudou, com ela nossas aspirações em relação ao futuro. Mas que os eventos dos anos 1960 nos sirvam de lição, no sentido de não ficarmos acomodados esperando que nossos sonhos venham até nós, mas sim que corramos atras deles, assim como fizeram os jovens daquela geração.

Para aqueles que insistem em dizer que 1968 foi um fracasso, que poucas coisas mudaram a partir desse ano, ou mesmo que esses jovens fracassaram em seus ideais, vou lembrar uma frase escrita por um pensador brasileiro:

"E vocês, que virão na crista das ondas em que nos afogamos, ao criticarem nossas fraquezas, pensem também nos tempos sombrios de que tiveram a sorte de escapar". ( Bertolt Brecht).

uma música (...)

For What It's Worth

The Buffalo Springfield

Alguma coisa esta acontecendo aqui.
O que isto é, não esta claro.
Ali tem um homem com uma arma.
Me dizendo que tenho de estar alerta.

Eu acho é hora de pararmos.
Crianças, que som é aquele?
Todos olham oque esta acontecendo.

A linha de batalha esta desenhada.
Ninguem esta certo se todos estiverem errados.
Jovens falando em suas mentes.
Eu tenho muita resistência por de traz.

Eu acho é hora de pararmos.
Hey, que som é aquele?
Todos olham oque esta acontecendo.

Que dia no campo para o calor.
Mil pessoas na estrada
Cantando sons e carregando avisos
A maioria dizendo quem ficara do nosso lado.

É tempo de pararmos.
Hey, que som é aquele?
Todos olham oque esta acontecendo.

A paranóia golpeia profundamente.
Em sua vida rastejará.
Isto começa quando você esta sempre com medo.
Saia fora da linha, o homem vem e lhe levará.

É melhor você para.
Hey, que som é aquele?
Todos olham oque esta acontecendo..

É melhor você para.
Hey, que som é aquele?
Todos olham oque esta acontecendo..

É melhor você para.
Agora, que som é aquele?
Todos olham oque esta acontecendo..

É melhor você para.
Crianças, que som é aquele?
Todos olham oque esta acontecendo...



Um comentário:

Rolo disse...

Cara,

por falar em livros "crássicos"... me diz aí, como ficou o lance da seleção do mestrado?

um abraço!